13 e 14 de dezembro: Chuva de meteoros está entre os fantásticos eventos no céu em dezembro
- Renata Hirata Kurebayashi
- 11 de dez. de 2020
- 1 min de leitura
Atualizado: 23 de dez. de 2020

Espetáculos no céu
O ano de 2020 não foi um dos melhores para muita gente, mas pelo menos o mês de dezembro terá a chance de se redimir trazendo vários espetáculos no céu que você possivelmente jamais presenciou. E melhor, sem sair de casa e sem a necessidade de telescópios, pois este evento em especial vai ocorrer numa fase de Lua Nova, quando o céu fica menos iluminado, permitindo melhor a sua visualização. Tudo o que você precisa é de um céu limpo e proteção para os olhos quando necessário.
Chuva de Meteoros
Uma chuva de meteoros é causada pela entrada de detritos de um cometa na atmosfera da Terra. A maior parte deles são menores do que um grão de areia e por isso se desintegram e não atingem a superfície do planeta. Sua alta velocidade faz com que entrem em combustão, formando as chamadas estrelas cadentes.

Rastro de Estrelas Cadentes
Portanto, conforme a Terra atravessa o rastro de detritos, podemos desfrutar do espetáculo com até 150 estrelas cadentes por hora em seu pico, variando entre rastros amarelos, verdes e azuis de luz brilhando em todo o céu noturno. Quanto mais escuro, melhor a observação do fenômeno.
É a melhor oportunidade de observar meteoros no Brasil. Os meteoros vão aparecer mais ao norte, na direção da constelação de Gêmeos, durante toda a madrugada.
Comentários